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Vai abrir um escritório de contabilidade? 6 coisas a ter em conta
Abrir uma empresa já é um desafio por si só, mas abrir um escritório de contabilidade vai além disso: exige não apenas o compromisso com o seu próprio sucesso, mas também com o sucesso dos seus clientes.
Por isso, antes de dar o passo, deve refletir sobre vários aspetos. Desde definir se vai exercer a atividade a título individual ou em sociedade até aos serviços de valor acrescentado que pode oferecer ou como vai responder às necessidades evolutivas do mercado. Neste artigo deixamos-lhe seis coisas que é importante ter em conta.
1. Abrir o escritório individualmente ou em sociedade
A primeira decisão a tomar antes de dar o passo de abrir um escritório de contabilidade é se o vai fazer individualmente ou com mais sócios. Neste âmbito, o artigo 11.º do Estatuto da Ordem dos Contabilistas Certificados define que os contabilistas certificados podem exercer a sua atividade tanto como profissionais independentes, como sendo sócios, administradores ou gerentes de uma sociedade profissional de contabilistas certificados ou de uma sociedade de contabilidade.
Ao tomar esta decisão, deverá ter em conta que, se abrir a atividade individualmente, esta terá de gerar rendimentos para pagar apenas o seu trabalho. Já se abrir com um ou mais sócios, terá mais capacidade quer em número de clientes, quer em carga de trabalho, com a contrapartida de que terá de ser gerada mais receita.
2. Localização e dimensão do escritório
A localização e o tamanho do escritório onde vai prestar os seus serviços de contabilidade terão um impacto direto na estrutura de custos do seu negócio. Um espaço situado numa área central pode oferecer mais visibilidade, mas provavelmente terá um preço por metro quadrado mais elevado do que um escritório numa zona menos privilegiada.
A boa notícia é que o paradigma da contabilidade tradicional e burocrática está a dar lugar à contabilidade digital: mais ágil, automatizada e com processos cada vez mais baseados na cloud, eliminando a dependência do papel. Isto significa que a localização do seu escritório se torna menos relevante. Com a digitalização, estará mais acessível aos seus clientes, a qualquer hora e em qualquer lugar, garantindo um serviço de proximidade e eficiência.
3. Tipo de serviços oferecidos
A escolha dos serviços de contabilidade que terá à disposição dos seus clientes é um ponto fulcral aquando da abertura do seu escritório, embora, obviamente, possam evoluir e alterar-se com o tempo e com as necessidades do mercado.
Pode oferecer serviços diversos, seja indiferenciadamente a quaisquer áreas de negócio ou a áreas específicas em que tenha vantagem competitiva, desde a simples contabilização de documentos e cumprimento das obrigações fiscais, consultoria fiscal e consultoria financeira, até ao processamento de vencimentos e serviços de auditoria.
Ao escolher os serviços, terá de fazer um balanço entre as suas melhores competências e as do(s) seu(s) sócio(s) e aquilo que o mercado necessita naquele momento. Um bom ponto de partida para definir o que será a sua atividade é fazer um plano de negócio.
4. Angariação de novos clientes
Tendo estipulado como e onde vai funcionar a sua atividade, um passo muito importante é, claro, a angariação de clientes. Neste sentido, mesmo tendo em conta que a localização do seu escritório é cada vez menos um fator de relevo, é importante segmentar o seu público, por exemplo, em termos de atividade, localização ou dimensão.
Depois, deve delinear estratégias para divulgar o seu negócio, seja através dos canais tradicionais de marketing, por exemplo, com panfletos, cartas ou word of mouth, seja através de marketing digital. Normalmente com melhor relação custo-benefício, este inclui estratégias como marketing nas redes sociais e nos motores de busca, marketing de conteúdo, e-mail marketing e outras ferramentas digitais, como ter o seu próprio website.
5. Evolução das necessidades do mercado
Como referido acima, assiste-se atualmente a uma mudança de paradigma no setor da contabilidade para uma contabilidade mais digital, mais automatizada, mais produtiva e mais eficiente.
As necessidades do seu público terão uma influência elevada na definição e no funcionamento dos seus serviços e, neste âmbito, o empresário de hoje está em permanente conexão com a tecnologia e com a digitalização – e as facilidades que elas trazem ao nível da informação e dos fluxos de trabalho –, sendo avesso a processos morosos e burocráticos.
Por isso, será um processo natural que o seu escritório de contabilidade se adapte e ocupe um lugar mais proativo e de valor para os seus clientes e lhes ofereça o seu conhecimento profissional e o apoio estratégico de que necessitam, fazendo também uso da tecnologia.
6. Software de contabilidade à medida das necessidades dos seus clientes
Tendo em conta as necessidades dos seus clientes, é importante que escolha um software de contabilidade que dê resposta aos requisitos de celeridade, produtividade, eficiência, comunicação e digitalização. Opte por uma solução que lhe permita otimizar e automatizar processos, sem pôr em causa a qualidade do seu serviço, e que traga valor acrescentado para si e para os seus clientes, de modo a poder ser o parceiro de que eles necessitam.
Para satisfazer essas necessidades, pode contar com o Cegid Business, uma plataforma de contabilidade e gestão colaborativa na cloud, em que contabilista e empresário trabalham de forma integrada, com um fluxo de informação contínuo e em tempo real, sem necessidade de burocracia ou deslocações constantes.
Com o Cegid Business, tanto os escritórios de contabilidade quanto os seus clientes beneficiam de funcionalidades avançadas, como:
- automatização de processos, eliminando tarefas repetitivas e propensão ao erro humano e facilitando o cumprimento de prazos;
- mecanismos de integração automática dos registos da gestão, com rastreabilidade de documentos, facilitando um trabalho à distância sem necessidade de movimentar papelada;
- geração automática de declarações fiscais;
- processamento de vencimentos automático;
- colaboração e acesso a informação em tempo real de parte a parte, sem necessidade de esperar pela visita do contabilista, reduzindo deslocações e aumentando a transparência;
- mecanismos inteligentes que facilitam a previsão de indicadores chave para melhor auxílio aos seus clientes.
Se o papel do contabilista está a evoluir para um profissional mais digital, proativo e com maior impacto estratégico, o Cegid Business é a ferramenta ideal para acompanhar essa transformação. Experimente gratuitamente durante 30 dias e descubra como elevar o valor estratégico do seu trabalho.
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